Resenha de Glória Sombria | CONTOS DE TERROR
Você está aqui: Home > Resenhas > Resenha de Glória Sombria
PDF Imprimir E-mail
(4 votos, média de 5.00 em 5)
Escrito por Jorge Luiz Calife   
Seg, 10 de Junho de 2013 00:00

 

 

Gloria Sombria

 

Resenha de Glória Sombria

Por Jorge Luiz Calife

 

"Glória Sombria" é o mais novo romance do paulista Roberto Causo. Lançado este mês pela Devir, o livro é o primeiro do que deve ser uma série de romances de ficção científica, com um toque bem brasileiro. A história se passa no século XXV, quando os seres humanos estão em guerra com os Tadais, que são extraterrestres que nunca revelam sua verdadeira aparência e atacam através de naves e veículos robôs.O personagem principal é um militar brasileiro, Jonas Peregrino, um oficial da patrulha colonial humana. Ele já viveu outras aventuras em contos publicados em várias antologias, mas esta é a sua primeira missão a ser descrita em um romance. Com seu talento para operações especiais, nosso herói despertou a atenção do comandante da esquadra latino-americana e ganhou um comando especial. Ele deve formar uma unidade de elite para salvar os habitantes de um planeta duplo, ameaçado pelas naves robôs dos alienígenas.


A trama de "Gloria Sombria" lembra o clássico "A Guerra Eterna", de Joe Haldeman, que foi lançado no Brasil há cerca de uns dois anos. Haldeman se inspirou em sua experiência como soldado na guerra do Vietnã para imaginar uma guerra espacial no futuro. Causo não esteve em nenhuma guerra, mas passou anos nas fileiras do exército brasileiro e é um especialista em armamentos e no pensamento militar brasileiro.


O romance tem toda aquela tecnologia que nos acostumamos a ver nas space operas mais modernas. Robôs, ciborgues, naves espaciais capazes de saltos no hiperespaço e planetas extraterrestres. Se fosse filmado, o livro do Roberto não ficaria nada a dever em relação a outras obras do gênero, como o "Avatar", do James Cameron, ou o recente "Oblivion" com o Tom Cruise. Infelizmente, aqui no Brasil é praticamente impossível um livro de ficção virar filme, o cinema brasileiro ainda não tem dinheiro para isso.


Não importa, é só abrir o livro do Roberto Causo e deixar a imaginação fluir. A capa é do competente Vagner Vargas que também criou várias ilustrações para o interior da obra.

*


Jorge Luiz Calife é  escritor e jornalista.  Escreveu e orgnizou  de diversos títulos de ficção científica, a exemplo de Space Opera - Odisseias Fantásticas Além da Fronteira Final (2011), Angela Entre Dois Mundos (2010, Devir Livraria), As Sereias do Espaço, Como os Astronautas Vão ao Banheiro, Contos Imediatos, Espaçonaves Tripuladas, História de Ficção Científica (Coleção Para Gostar de Ler vol. 38), Padrões de Contato (1985, Nova Fronteira), Horizonte de Eventos (1986, Nova Fronteira), Imaginários vol. I, Isaac Asimov Magazine Nº 20, Linha Terminal (1991, GRD, Os melhores contos brasileiros de ficção científica.

 
Autor: Jorge Luiz Calife

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

 

PageRank

Pesquisa de informações

Leitores Online

 

Área de Autenticação








Após o cadastro, acesse seu e-mail e siga as instruções.
Copyright © 2019 CONTOS DE TERROR. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre com licença GNU/GPL v2.0.