Encontro com Rama | CONTOS DE TERROR
Você está aqui: Home > Resenhas > Encontro com Rama
PDF Imprimir E-mail
(1 voto, média de 5.00 em 5)
Escrito por Luciano Barreto   
Dom, 21 de Agosto de 2011 13:25

 

 

encontro-com-rama

 

Encontro com Rama é um clássico da ficção científica moderna.

 

Após a colisão de um enorme asteroide contra a Europa, os cientistas americanos desenvolvem o projeto Spaceguard e passam a monitorar os objetos que vagam pelos espaço sideral, a fim de evitar outra catástrofe como a que destruiu parte do velho continente.

 

Arthur C. Clarke (Minehead, Inglaterra, 16 de dezembro de 1917 - Colombro, Sri Lanka, 19 de março de 2008) narra a aproximação de um estranho objeto em direção ao Sol. Como tantos outros, o objeto é tratado como "apenas mais um" pelos cientistas que investigam os transeuntes siderais. Até que esses mesmos cientistas descobrem certos detalhes que não condizem com a condição de um simples meteoro ou cometa.

 

O objeto não deixa o rastro de luz atrás de si. A dedução é lógica, pois os meteoros, aos rotacionarem, refletem a luz do Sol e deixam os rastros luminosos. Idem para os cometas. Na verdade, quaisquer objetos perdidos no espaço deixarão o clássico rasto de luz. Então, elocubrações técnicas levam os estudiosos a aventarem a possibilidade de que o objeto seja algo totalmente diferente. Uma icógnita estelar.

 

Exauridos os nomes da mitologia grega, os cientistas apelam para a mitologia hindu e batizam o visitante espacial com o nome de Rama.

 

Assustados, concluem (auxiliados por satélites vasculhadores e após estudos técnicos) que Rama tem a geometria perfeita, isto é, não possui imperfeições em sua superfície tal qual os outros despretenciosos objetos que vagam pelo espaço.

 

Os cientistas, assim, consideram a probabilíssima hipótese de que Rama seja uma nave interestelar que se aproxima com incrível rapidez do núcleo do sistema solar.

 

Em capítulos curtos, a trama segue numa escala ascendente de excitação. Durante a narrativa, Clarke passeia por outros temas de FC como: hologramas, colonização de planetas, alta tecnologia etc.

 

Primeiro livro de uma quadrilogia, Encontro com Rama é tão bom que - se não houvesse os outros três - encerraria com louvor uma ótima narrativa de ficção científica.

 

Espetaculares segredos são desvendados pouco a pouco pela equipe designada para explorar Rama.

 

Uma obra de Ficção Científica de primeira categoria. Recomendadíssimo. 

 

A editora Aleph lançou recentemente uma edição da obra. A qualidade física da obra lançada pela editora é boa. A preço mais módico, é possível encontrar o título em versões antigas. Encontro com Rama foi publicado pela primeira vez em 1972.

 

Dados da obra:

 

Tradução: Susana Alexandria;

Edição: 1ª;

Ano: 2011;

Número de páginas: 288;

Acabamento: Brochura;

Formato: 14 x 21 cm;

Peso: 0,375kg;

Preço: R$ 44,00.

 
Autor: Luciano Barreto

Leia outros artigos deste autor

Comentários   

 
#1 Administrator 03-09-2011 22:40
Porreta, Barreto!
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

 

PageRank

Pesquisa de informações

Leitores Online

 

Área de Autenticação








Após o cadastro, acesse seu e-mail e siga as instruções.
Copyright © 2019 CONTOS DE TERROR. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre com licença GNU/GPL v2.0.